Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Gazeta do Repórter

Informar e acompanhar a cultura, desporto e reportagens. Dar voz a quem não a tem e dar destaque a quem merece ser destacado!

A Politica que há muito caiu em Descrédito.

15.02.24 | Rogério Rosa

foto eleioral.png

Em 2021, houve as eleições para as autárquicas. Eu tinha assomido o cargo de Presidente da Mesa de Assembleia de Votospelo Bloco de Esquerda. Foi um convite da então Engenheira Maria do Carmo Bica, infelizmente já falecida. Achou que apesardenão me conhecer a não ser quando nos cruzámos á porta do Pingo Doce, que eu teria capacidade para vir a ter esse cargo nas eleiçõesem 2017. 

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Há muitos anos, que eu me tinha inscrito como militante do Bloco de Esquerda, porque acreditava nos valores e dos conceitos políticos de habitação, empregabilidade e cultura. Eu na altura tinha-me proposto integrar um grupo de trabalho, que viesse a defender os direitos dos deficientes na inserção social, cultural, político e emprego. Nunca obtive resposta e por isso nunca fui ativo, e apenas fui a 2 reuniões do partido. Comuniquei á Engª Maria do Carmo Bica. O sucedido e que nunca responderam ás minhas solicitações para poder ser mais participativo.

Num dos encontros realizados no Campolide Futebol Clube, por cima do restaurante A Valenciana, alguns dos apoiantes usaram da palavra e eu próprio usei da palavra para comentar a degradação dos Bairros da Serafina e Liberdade e das más construções habitacionais. Da pobreza, que continuava a somar pontos e a falta de respostas sociais e politicas. Sendo eu academicamente da área social. Achei que tinha legitimidade para falar sobre esse assunto, que parece que muitos falam de outras coisas e teimam em passar ao lado. Já pertinho das eleições, Fernando Medina, na altura Presidente da Câmara Municipalde Lisboa, soube da minha limitação visual, ligou ou mandou ligar á Junta de Freguesia de Campolide no intuito de fazer com que a cabeça de lista á Assembleia de Freguesia, a Engª Maria do Carmo Bica, que convidasse outro para presidir á Mesa de Voto, pois a pessoa que escolheu, pode não dar conta do recado em virtude de ter baixa visão. Incrédula, manteve o convite que me fizera e respondendo que, só se saberia depois de o mesmo estar nessa função ou seja, de presidir á Mesa de Voto. 

No dia 17 de Outubro pelas 7h da manhã, fui então com os pacotes dos votos para o Santana Futebol Clube, onde eu iria estar numa das mesas. Fui rodeado de uma excelente equipa, que ao saberem da minha limitação, me apoiaram em tudo. Foram muitas horas naquele movimento de gente, que ia votar. Eu tinha de ler os nomes das pessoas, enquanto os colegas, davam baixa no caderno eleitoral. Correu muito melhor do eu pensava. Mais tarderecebi os elogios da Engª Maria do Carmo Bica. Foram muito aconchegantes e fiquei sensibilizado. Ela teve mais confiança em mim do que eu em mim mesmo. Ainda hoje estou-lhe grato. Infelizmente veio a falecer e eu fui ao velório, pois quem me deu o previlégio e acreditou em mim para ser Presidente da Mesa de Assembleia de Voto, jamais poderia falhar e agradecer.

Em Agosto de 2021, as eleições para as autarquias voltaram. Eu já não tinha intenção nenhuma de voltar a ser Presidente da Mesa de Assembelia de Voto. No entanto, aceitei o convite do cabeça de lista para a Assembeleia de Freguesia. Ele sabia que eu frequentei a Liceciatura de Educação Social e de Serviço Social e assistiu á minha intervenção em 2017, a quando dos temas pertinentes sobre as más condições habitacionais dos Bairros da Liberdade e Serafina. Depois, tirou-se a foto e mais tarde, em zoom, discutimos as propostas do próprio programa eleitoral. Depois a lista das pessoas que ele convidou para formar a dita lista, gravou-se um vídeo com cada uma das propostas, que cada membro da lista, achar que saiba e poderá contribuir. Eu gravei este vídeo a baixo.

 

https://www.facebook.com/reel/2885703338410713

Quando sairamos panfletos, qual não foi o meu espanto, a minha foto não veio e o meu nome e foto, veio nos suplentes. Fui verificar os nomes efetivos e fiquei perplexo quando fiquei relegado para suplente. Com a minha experiência de vida, das minhas habilitações literárias e escolheu pessoas reformadas e com menos conhecimentos da área social, que eu, ficaram efetivos e quem poderia colaborar mais dentro do que já conhece, ficou suplente. Obviamente, que acabei por não participar em nada. Fiquei de facto desiludido.

Acabei por perceber, que não foi pelas minhas capacidades, mas pela deficiência visual. Tenho a certeza que se a EngªMaria do Carmo Bica, fosse viva, acreditaria em mim, como o fez e tinha-me colocado nos efetivos.

Hoje em 2024, para as eleições que substituirá o Governo que caiu, são vários s candidatos, mas a forma de falarem sobre os programas, é o mesmo.Humilhações, lavagem de roupa suja, descredibilizando cada vez mais a politica e afastando mais ainda as pessoas de votarem. Ninguém consegue fazer campanhas sem deitarem a baixo os adeversários, desacreditando-os, e chamando a público as partes mais negativas, mas como todos têm telhados de vidro, logo recebem também a respetiva resposta, ainda mais forte e mais baixa.

Os votos em branco são a expressividade do povo, que já não acredita neles e acham que só têm interesse pelas pessoas, bem como dos seus problemas, em épocas eleitorais.

No próximo mês de Março, dia10, de novo haverá eleições para Primeiro Ministro, mas o descrédito continuará a ser grande. 

Muito se poderia fazer em bairros pobres e nem mesmo o Papa Francisco, ter ido ao Bairro da Serafina, por exemplo, alterou alguma coisa, pelo contrário, manteve-se tudo igual. Quanto ao arredamento de casas, cada vez está pior e não há grande intenção de alterar, bem como a saúde, os professores, onde ninguém se entende e quem sofre é sempre o povo, são os alunos, pais e tudo o que isso possa implicar.

FIM

#rogeriorosa

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

anúncios