Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Gazeta do Repórter

Informar e acompanhar a cultura, desporto e reportagens. Dar voz a quem não a tem e dar destaque a quem merece ser destacado!

Aprender até Morrer!

03.10.20 | Rogério Rosa

nb academia.jpg

 

Mais uma Aula de como se edita em video, os planos d contra-planos em plateaux em tv e cinema. Tudo o que o Ator, pessoal de produção tem de saber ou deve saber. Já posso ser editor de videos, pois com o curso que ja fiz em Produção Multimédia de 200 h, mais Web Design, Web Marketing, mais Comunicacao Oral e agora Linguagem Estetica do Audiovisual, posso dizer que continuo no mercado. Posso trabalhar em Assistente de Produção, editor de Continteudos e ou Redator de Storitelling.

São tantas as formações, que só servem para valorização pessoal. Poderia estar a trabalhar como Produtor de Conteúdos? Podia. Poderia ser Jornalista ainda que não tenha ido para a Licenciatura em Jornalismo? Claro que sim.

Tenho encontrado em várias formações jovens com potencial e com idade para serem aquilo e muito mais. Misturarem jovens e menos jovens pode ser útil, mas nunca será uma competição, já que eles ganham em idade e de oportunidades. Os menos jovens acima dos 40/50 e seguintes, a vantagem de saberem e aprenderem, será sempre inversamente proporcional ás oportunidades profissionais.

Diz-se e bem que o saber não ocupa lugar. Mas, muitos já só passam o tempo. Já o levam na desportiva e no enriquecimento pessoal e intelectual. Há pessoas que decidiram ir para a faculdade depois dos 55 anos. Conheci uma pessoa, que entrou na Faculdade aos 57 e aos 62, já tinha concluído o Mestrado. Outra senhora, que aos 90 anos, já ia no seu 2º. Doutoramento. São exemplos como estes, que muitos pensam em continuar a lêr, a aprender e a valorizarem-se cada vez mais, contra outros que questionam o porquê e para quê.

No meu caso, como sou actor profissional, dou-me por vezes a questionar se vale a pena, já que aos 56 anos, não tenho qualquer esperança de vir a voltar a ter trabalho. Tenho a sorte de gostar de ler e de aprender, mas a pensar num trabalho, onde gostava de aplicar os meus conhecimentos todos ou parte deles. Tenho baixa visão, mas mesmo com muita dificuldade e de não encontrar sensibilidade nos formadores, mas alguma pena, ainda assim, consigo fazer de conta que não dou por nada. Já em relação aos meus colegas, não manifestam pena nem compaixão e muito menos interesse em saber como faço os apontamentos e com que sacrifício, apenas olham e com um certo ar de indiferença, não fazem quaisquer comentários, quer durante ou após as aulas e nos intervalos. No entanto, ficam parados a olhar e com espanto geral se questiono o professor com algo que mais ninguém questionou ou melhor ainda se faço uma apresentação de um trabalho em aula!

Ler é sempre o melhor remédio!