Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Gazeta do Repórter

Informar e acompanhar a cultura, desporto e reportagens. Dar voz a quem não a tem e dar destaque a quem merece ser destacado!

Atores da Crinabel e Terra Amarela, Portadores de Deficiência são Excepcionais!

05.01.20 | Rogério Rosa

crinabel.jpg

          A Crinabel, já nos habituou ao profissionalismo de atores com deficiencia Trissomia 21. Eu tive o prazer e o privilégio de ter assistido a um espectáculo deles no Teatro D. Maria II. Para que tenha sido possível ter estes magníficos seres brilhentes em palco, deve-se a um homem também ele muito especial, Marco Paiva. Ator e Encenador. Homem que acreditou no potencial deste atores, sem complexos, sem preconceitos, deu-lhes a mão, coisa que a sociedade artistica não o fez, nem faz!

          Sou ator há 35 anos, sou também portador de deficiência visual e conto já com 20 filmes, 5 novelas, 6 séries e 12 peças de teatro. Sei por experiência própria, as faltas de oportunidades e a falta que há, de sensibilizxar os produtores e realizadores para apostarem nos atores com deficiências. Há actores, que são bons e outros excelentes. Os da Crinabel, estão nos excelentes! Marco Paiva, criou o projeto Terra Amarela, que vem contextualizar, a necessidade de dar mais oportunidades aos atores que são portadores de deficiência e tão profissionais, quanto os que não têm quaisquer deficiências. Marco Paiva, com quem já trabalhei no cinema, vem provar que todos nós deficientes temos o direito, a fazer o que mais gostamos e que, temos o dever de o provar.

          Mas, mais uma vez, a televisão mostrou o que tenho digo, o mais certo e comprovado. É preciso que haja boa vontade de dar a mão, e de acreditar que os atores com limitações, devem fazer não só teatro, mas televisão e cinema. Mais que isso, devem ser remunerados de igual modo.

A imagem pode conter: 1 pessoa

          Aqui fica o meu testemunho e a minha sincera homenagem a Marco Paiva e a todo elenco da Crinaberl e Terra Amarela e, que este ano de 2020, seja um ano em que eu possa ter uma experiência teatral com eles.

https://sicnoticias.pt/programas/reportagemespecial/2020-01-04-Eu-incluo-tu-incluis-nos-somos-incluidos