Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Gazeta do Repórter

Informar e acompanhar a cultura, desporto e reportagens. Dar voz a quem não a tem e dar destaque a quem merece ser destacado!

De Ator a Figurante normal em Novela "A Serra"

24.02.22 | Rogério Rosa

 

 

bastidores de A Serra-2.jpg

cena de novela a serra 1.jpg

          Esta cena da novela"A Serra", foi gravado em Maio do ano passado. Eu, sou ator profissional, já com 39 anos de carreira. Pode-se pesquisar no google em ator Rogério Rosa e podemos ver, que nele tenho obviamente algumas figurações especiais, mas quando fui chamado pensei que não ia ter falas, mas que de alguma forma seria visível para quem é ator e precisa de ser visto para que se saiba que existe, em quanto tal, para que seja chamado.

          Nesse dia de manha, 25 de Maio, chegámos de Lisboa aos Bombeiros de S. Pedro de Sintra, onde se iria gravar as cenas de viagem do casal de namorados"Nicolau" e "Guida". Tivemos de ir para uma sala, fazer o teste covid e depois, esperar na sala onde já estavam outros figurantes e alguém da produção da novela, é que ia chamar um grupo para entrar no set de gravações, num avião improvisado. Demorou mais de uma hora, esse grupo e depois, voltaram para a sala. Mais tarde, voltaram a ser chamados e nós os 5 continuámos á espera. Já muito perto do almoço, lá se lembraram que eu e mais 2 não tinhamos gravado, fomos então chamados. Eu fiquei na entrada do "avião", logo como primeiro. Pediram-me para tirar o polo e ficar so de camisa. Vinha a Hospedeira, fingia que me dirigia a palavra, antes de ela avançar para o casal. Tinha a sensação, que a cena primeiro seria comigo e de seguida toda a cena com o casal. Repetiu-se, e mais uma vez se gravou. Terminado a cena, fomos saindo e ja fora de cena, João Mota e Laura Dutra, o casal de namorados, não ligou a mais ninguém e despacharam-se para sairem do local, sem contudo verem, que os figurantes queriam tirar um foto com eles. 

          Primeiro e depois de terminado, iamos todos para casa e 5 minutos depois, já todos iam almoçar nas instalações.

          Não há dúvida de que os figurantes são tratados como número, que precisam para preencher espaços em branco ou vazios e depois de terem tudo feito, já não lhes ligam nenhuma. Quanto aos atores, são tratados como estrelas, com todo o cuidado e comodidades.

          Foram para o ar as cenas do"avião", gravados 9 meses antes. Fiquei indignado, pois só se vê no meu caso, a cabeça, além de ser eu o único a saber onde estava, como se pode ver na foto. Palavras para quê, se eu fosse conhecido, a coisa seria diferente, mas sou ator, bem há mais anos que eles, mas desconhecido e tido igualmente como figurante igual aos outros. A pergunta que faço é, para que fiz cursos de formação de atores? Para que fiz workshops de representação para televisão e cinema? Para que fiz então o curso de direção de atores? A resposta é, para continuar a ser considerado figurante!

#atorrogeriorosa

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

anúncios