Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Gazeta do Repórter

Informar e acompanhar a cultura, desporto e reportagens. Dar voz a quem não a tem e dar destaque a quem merece ser destacado!

Dia Mundial do Teatro e das Críticas!

27.03.22 | Rogério Rosa

tetro 2.jpg

          Hoje, realiza-se mais um Dia Mundia do Teatro. Com ele, vem muitas coisas, que me apetece escrever. A alegria de voltarmos ao palco ou á televisão e continuar a fazer-se aquilo, que mais se gosta de fazer. Depois de 2 anos de ausência, devido á pandemia que nos deteve em casa, sem podermos fazer nada. Alguns inovaram, criando lives em direto como concertos musicais, mas em termos de representação, foi muito mais dificil. Muitos atores, perderam as suas coisas, a possibilidade de pagarem as suas contas e a fome, começou a tomar conta da situação. O drama e o horror da situação em todo o Mundo, trouxe a miséria, mortes e a desgraça. Mas depois da tempestade, veio a bonanza.  Regressou-se ao teatro, ás peças, ás novelas e ao cinema. Por isso, todos os anos neste dia, 27 de Março, falamos de teatro. 

          Estreei-me em Abril de 1984, na Academia de Santo Amaro, num concurso, que fiquei em 2º lugar. Daí para cá, fiz pouco teatro, bastante cinema e alguma televisão. Nunca tive o privilégio de que a Vida me colocassem no meu caminho, pessoas de valor, interessadas em dar a mão, em acreditar ou em dar-me o benefício da dúvida. Sempre lutei, fiz cursos de representação, workshops e até, frequentei o curso de direção de atores na Nicolau Breyner Academia. Sempre fui alvo de proconceito e nunca consegui grangear amigos para a vida. Trabalhei com vários encenadores e realizadores, mas que nunca verdadeiramente acharam, que poderia competir com os outros atores de nome. Na televisão, sempe fui tratado como figurante, mesmo quando informo e provo ser ator e ter cartão de identificação sindicalizado. Já no teatro, tenho tido muita aceitação, quer por encenadores, quer pelos elencos.

teatro 1.jpg

          Hoje, 2022, o que se acrescenta no Dia Mundia do Teatro, é a subversão de gente responsável pelos canais de televisão, que fazem convites a pessoas que nunca foram atores, nem sabem o que isso é, que trabalhos se faz, que sofrimento e que por vezes, prejudicamos a família em prol da arte. A última bronca, foi um convite de Cristina Ferreira a Paulo Futre para entrar numa novela. Ele já tinha sido convidado a fazer dobragens de desenhos animados. Depois, outro convite a uma ex fadista para ser atriz noutro canal e a um humorista, que nunca sonhou ser possível receber algum dia, um convite para fazer novelas. Eu, que que fiz cursos e workshops, continuo sem ter quem me leve a sério, que me dêm o benefício. Mas o que tenho visto, são gente sem palavra, ingratos e mentirosos, que prometem e não cumprem.

          A minha última participação na novela"A serra", foi um fiasco, meteram-me como figurante e pior, quase não gravava. As cenas eram uma viagem fictícia de 2 personagens, que fingiam viajar e eu fui colocado como passageiro, que me pediram que me sentasse na frente. As cenas rolaram e quando 9 meses depois foram para o ar, só eu sabia onde estava. 

          Hoje, é a o Dia Mundial de Teatro e ao que se vê, só famosos têm tido o direito a pronunciar-se. Os atores menos conhecidos, nem sequer lhes dão esse direito, além do desemprego, que continuam, enquanto outros que nunca estudaram, nem fizeram workhops, têm os padrinhos e ou Amigos, que lhes dão emprego, ficando nós para trás!

#diamundialdoteatro

#atorrogeriorosa

          

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

anúncios