Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Gazeta do Repórter

Informar e acompanhar a cultura, desporto e reportagens. Dar voz a quem não a tem e dar destaque a quem merece ser destacado!

Direção de Atores, o Curso e o filme na nbAcademia

05.06.21 | Rogério Rosa

Pode ser uma imagem de texto que diz "NB ACADEMIA NICOLAU BREYNER ACADEMIA"

Desde que que comecei, tenho feito um percurso lento. Tenho feito um pouco de tudo e tenho sido também insistente. Mas, por vezes, as coisas são muito complicadas, devido a muitos, que aparecem para a mesma profissão.

Tenho dito que para se ser ator, é necessário saber muito de tudo e ter acima de tudo, a consciência de que esta profissão, é efémera. Por isso tem havido muitas decepções, traumas e desvarios de jovens, que querem ser atores para aparecerem, ser famosos e darem autógrafos, etc. Isso de facto não é ser ator!

Há muito trabalho, muito esforço, dedicação e suor. Quando se gosta mesmo e se faz com amor, todo o sacrifício é compansador!

No entanto, tenho feito ao londo dos anos, algumas formações de atores e workshops. Fiz uma formação com uma realizadora do Globo, onde se gravavam só protagonistas deas novelas que ela realizara no Brasil, todos os dias na Casa do Artista. Aprende-se muito com os vários encenadores e realizadores, mesmo com colegas, os quais se perdem com o tempo. Não há tempo de se fazer amizades, a não ser com projetos de longa duração.

Ao fim de 36 anos de carreira, estou desiludido com a falta de respeito para com quem como eu se esforça, se dedica e procura aprender e só porque tenho baixa visão, não me reconhecem como ator na televisão. Das 6 novelas que participei, foram todas como figurante, quer normal, quer especial. Houve apenas numa série em que fui ator de elenco adicional em "Liberdade 21". Em uma novela em que fui afastado e pela primeira vez com personagem fixo, por terem esta deficiência visual. Já no cinema, tenho tido a sorte de ter papeis principais e secundários, porque acreditaram em mim.

exercicio de direção de atores.jpg

 

Penso que não haverá dúvida de que sou ator e não figurante. Não há nada mais triste que fazermos cursos, workshops e depois não sermos reconhecidos como atores e ser comparado na mesma como figurante. Aliás, tenho sido o único ator no meio de figurantes. Penso que isto pode ser um alerta para quem de direito e, que olhem para mim como ator capaz, com formação e com dedicação, que já anda nisto há mais de 30 anos.

As últimas formações, foram na Nicolau Breyner Academia-Escola Profissional, onde comei por frequentar as formações de Marketing Digital, E-Direito e mais tarde, Escrita e Narrativa Visual, o Argumento, Produção e Realização do Audiovisual e agora, estou a terminar a formação de Direção de Atores. Trata.se de uma formação com dicas e orientação para o cinema. Orientado pelo António Silva e Sousa.

Estamos divididos em 3 grupos e cada grupo, escreve um argumento para outro grupo que o vai depois dirigir e dar dicas e as devidas marcações, que acham mais adquadas. Calhou-me o grupo B, que tem como argumento "A Caminho da Festa". O meu personagem chama-se "Manuel", pai de Tobias e empresário, que abriu um restauramnte em Espanha. Primeiro começamos por apresentar a personagem, com a sua história de vida.

escola profissional nicolau breyner.jpg

cartao de ator.jpg

Cada um tem de dar uma história da sua personagem, a partir da qual, outro grupo  depois irá construir um guião de acordo com cada apresentação.

Está a ser muito desafiante e mesmo desiludido com a carreira, estou a gostar do ambiente e da forma como se aprende com quem sabe e me tratam no curso

Deixo os videos dos exercícios.

    Este é o video do meslhor de mim.

   Estes 2 últimos fazem parte do exercicio, que irá despoletar no filme, que será gravado na 2a. feira, dia 7 de Junho, deste ano de 2021. Não deixarei de agradecer a todos o quão me fizeram sentir integrado e participante, que não me trataram como o "coitadinho" ou que me tenham tratado com indiferença. Sei o sacrifício que fiz, a vergonha de ter de ler com o papel quase em cima da cara, mas depois ao ter decorado, senti, que estava muito mais próximo de todos, sem pensar na dificuldade visual. O resto vai correr muito bem, pois todos se têm dedicado para isso. Ficaremos com esta recordação, que vai contribuir para aprendizagem e correcção de erros em outros cursos de formação de atores e workshops e até, nos trabalhos em cinam, teatro e televisão!

Pode ser uma imagem de 12 pessoas, pessoas em pé e interiores

#nbacademia

#atorrogeriorosa

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

anúncios