Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Gazeta do Repórter

Informar e acompanhar a cultura, desporto e reportagens. Dar voz a quem não a tem e dar destaque a quem merece ser destacado!

Faleceu Maria do Carmo Bica do Bloco Esquerda de Campolide.

18.08.20 | Rogério Rosa

bloco esquerda-campolide.jpg

 
· 1 h 
 COMUNICADO

Numa luta injusta contra a doença, perdemos hoje a camarada Maria do Carmo Bica.
O núcleo do BE de Campolide quer expressar a sua tristeza e solidarizar-se com a família nesta perda que é de todos nós.
Obrigado a todos quantos que por Campolide, estiveram a seu lado nas lutas politicas ou no convívio com a Carmo e com ela construíram laços e afetos.
A todos deixa enorme saudade."
Foi com grande surpresa e ao mesmo tempo, muito triste que soube do falecimento da camarada Maria do Varmo Bica.
Nas Eleições Autárquicas de 2017, Maria do Carmo Bica, era a cabeça de lista pela Junta de Freguesia de Campolide para a Assembleia de Freguesia. Numa das suas muitas campanhas, interceptou-me á saída do Pingo Doce. Entregou-me um panfleto, onde estavam contidos muitas das suas propostas para a Freguesia. Na conversa simples e com um sorriso no rosto, convidou-me para ser Presidente da Mesa de Assembleia de Voto. Aceitei sem pensar 2 vezes, só depois é que me caiu a ficha e pensei, se seria capaz de responder e de cumprir com o que me era proposto, pois não podia esquecer que vejo mal. Passámos á fase seguinte. Reunião e encontro para perceber o resto do cargo. No entanto, uma noticia para a Junta de Freguesia de Campolide, vinha abalar a proposta de Maria do Carmo Bica. O Sr Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr Fernando Medina. Era a indicação de que punha em causa se eu como portador de deficiencia visual teria competência para o lugar de grande responsabilidade e, perguntava á então cabeça de lista, se não seria melhor alterar o nome para outra pessoa. Incrédula, Maria do Carmo Bica, respondeu que nem pensar! Tinha a plena certeza de que eu seria capaz e fui.
Nunca ninguém teve a coragem de acreditar em mim, depois de saber que eu via mal. Teve mais confiança em mim do que eu em mim mesmo. Era uma pessoa simples, amável, defensora dos seus objetivos e lutadora pelos benefícios e bem estar dos fregueses de Campolide. Fomos a 2 jantares de trabalho para nos conhecermos melhor e debater problemas da Freguesia. Via-se que estava contente de ter feito uma grande ação, dar uma oportunidade, a uma pessoa com problemas de visão, numa sociedade preconceituosa. Mostrava-se contente quando eu ia ás Assembleias de Freguesia e via o meu impenho no que ouvia e depois, discutiamos sobre os problemas apresentados pelos freguesia de Campolide.
Aqui ficam as minhas mais sinceras condolências á familia e amigos, além de ser extensível ao Bloco de Esquerda de Campolide!
OBRIGADO MARIA DO CARMO BICA, pela confiança!
Rogério Rosa - (Ex-Presidente da Mesa de Assembleia de Freguesia de Campolide - Bloco Esquerda - 2017) - Autárquicas-2017.