Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Gazeta do Repórter

Informar e acompanhar a cultura, desporto e reportagens. Dar voz a quem não a tem e dar destaque a quem merece ser destacado!

Perfil de um Jornalista

04.04.20 | Rogério Rosa

reporter.jpg

Perfil de um Jornalista
Dada a natureza abrangente desta profissão, o jornalista deve possuir uma boa cultura geral, sendo considerados como aspectos fundamentais o domínio da escrita, uma grande curiosidade e espírito de observação, uma vez que cabe a este profissional perceber onde está a notícia e o que constitui uma matéria capaz de surpreender o público e despertar o seu interesse.
É também essencial que demonstre grande aptidão para a comunicação e relações humanas, já que lhe é pedido que se relacione com as mais diferentes pessoas, a fim de estabelecer uma rede de contactos que lhe possam ser úteis para o desenvolvimento do seu trabalho. Estas pessoas podem exercer um papel de fontes e são importantes para poderem confirmar ou não a veracidade de determinado acontecimento.
Cabe aos jornalistas respeitarem o seu código de ética, que implica, entre outros deveres, a não divulgação da identidade das suas fontes e o respeito pelos princípios de isenção e independência. Este profissional deve ter gosto pela pesquisa e interesse em adquirir conhecimentos nas mais diversas áreas. Deve estar preparado para saber lidar com o "stress" e para trabalhar fora de horas. O conhecimento de línguas estrangeiras é sempre imprescindível.
Caso estes profissionais desenvolvam o seu trabalho numa rádio ou televisão, devem ainda possuir uma boa dicção, raciocínio rápido e capacidade de improviso.
O exercício desta profissão não implica necessariamente ser detentor de uma licenciatura, embora a maioria dos empregadores exijam esta qualificação. Para obter a carteira profissional existem condições de acesso diferentes, embora qualquer dos profissionais possa ser detentor deste título, desde que exerça a profissão.
Tal como se descreve no parágrafo anterior, não tem de ter licenciatura em jornalismo ou comunicação social. Há imensos jornalistas com outras licenciaturas. O importante, é trabalhar na área, rádio, televisão, blogs, sites informativos. Informar, contar histórias, ser um bom comunicador!