Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Gazeta do Repórter

Informar e acompanhar a cultura, desporto e reportagens. Dar voz a quem não a tem e dar destaque a quem merece ser destacado!

Presidente da Junta de Freguesia de Campolide, um exemplo de Solidariedade Social

17.03.20 | Rogério Rosa

presidente da Freguesia de Campolide.jpg

          Numa altura em que o covid-19, tem alterado o comportamento humano em todo o Mundo e com isso, nos tem tem "obrigado" ao isolamento. Limitar os espaços públicos e o convivio social, ficando em casa. Em cada dia que passa, o Governo tem transmitido mais restrições ao ponto de nas superficies comerciais, bem como farmácias, se passe a esperar pela vez na rua. Restaurantes e cafés, bem como outras lojas, que não são de procura imediata, estão ás moscas. Este virus tem trasido ao Mundo em geral e a cada país, em particular, dramas, tragédias de perdas humanas e isolamentos obrigatórios onde o virus tem crescido grandemente.

          Em Portugal, nunca se viu nada como o que está a acontecer. Medidas de retrição, apelo ao isolamento social ou chamado também de quarentena, bem como suspensão de quaisquer atividades lúdicas, letivas escolares. universidades e o mais caricato, promover mais o trabalho a partir de casa pelo teletrabalho. Muitos testemunhos de figuras públivas, bem como da Ministra da Saúde e da Diretora Geral da Saúde, têm apelado á consciecialização e ao civismo para que fiquem em casa, protegendo-se a eles e aos outros, sem deixar de se preocuparem com os idosos e lares. Visitas aos lares suspensas, mas podendo sempre estarem unidas ás suas famílias, através das tele-chamadas ou via skype. Já os idosos, que estão em suas casas, podem sempre pedir a alguém que lhes façam chegar as compras e ou medicamentos. Cada vez se apela mais ao civismo das pessoas e ao perigo deste virus e obviamente á solidariedade social. 

           Em Campolide, a solidariedade começou a ter a sua expressão e nada melhor para dar o exemplo, que o seu Presidente da Junta de Freguesia André Couto. Goste.se ou não dele, o facto é que tem feito ações de mudificação estratégica ao longo dos 2 mandatos, para que Campolide, não fique estagnada no tempo. Neste época tão marcante pelo que se está a passar e a pensar nos outros pela sua fragelidade, criou um programa de apoio de solidariedade. Nada como ver um pequeno video, onde o próprio fala desse programa e do objectivo de dar resposta ás necessidades dos idosos e restriarem pedidos, que os voluntários vão tentando responder. Passando pela inscrição, depois os voluntários fazem as compras, onde são deixadas á porta de casa, que já deve terem o dinheiro e troco. O video explicará!

           Aviso: Por isso, se tiverem sintomas do covid-19, não consultem o Médico de Familia, nem Centros de Saúde, mas sim, liguem sempre para a linha 24 de Saúde . 800.24.24.24 e só udem a máscara se tiver sintomas ou se estiver mesmo infetado, caso contrário, a máscara não serve para nada!

#radardeinformacao

          

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

anúncios

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.