Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Gazeta do Repórter

Informar e acompanhar a cultura, desporto e reportagens. Dar voz a quem não a tem e dar destaque a quem merece ser destacado!

Programa "Tabu" de Bruno Nogueira, um Exemplo,

11.03.22 | Rogério Rosa

tabu-bruno-nogueira-sic.jpg  #fotosic         

          Pela primeira vez na história da Sic, um programa, que pôem a nu, os preconceitos, tabus e mostra, que podem rir de eles próprios. Um programa, que mostra o outro lado da compreensão. O estigma de serem os"coitadinhos". É sem dúvida, um programa que há muito fazia falta. São estes, que nos mostram as suas capacidades, a sua vontade de viver e de provarem, que são tão capazes como qualquer outra pessoa, sem deficiência. 

          A nossa sociedade, leva tempo a consciencializar-se, que todos os portadores de deficiência, podem ser mais do que a sua aparência fisica ou intelectual, basta que olhem para eles como seres e não como incapacitados.

          Em todo o programa, Bruno Nogueira, brinca falando a sério e fez sentir os seus convidados, que mais uma vez mostraram uma maneira de olhar para as suas deficiências como algo normal e não como limitativo e inferior.

          É um alerta para outros canais televisivos, terem em conta que todos somos iguais, nascemos iguais, embora sejamos diferentes. Temos direitos iguais na habitação, emprego, educação e cultura, basta que nos possam dar o benefício da dúvida. Eu me incluo, por sou portador de deficiência visual, que tenho ao londo do tempo, sido o porta-voz de muitos que têm talento, vontade de fazerem coisas, mas têm medo de avançar e de mostrar o que fazem. Não posso esquecer que há muitos músicos cegos e atores cegos e ambliopes, que fazem teatro como ninguém, mas que poucos conhecem e nas ante-estreias só vão familiares e amigos dos atores e nem sequer têm qualquer divulgação na imprensa das sus peças. Eu tenho apoiado esse grupo de teatro, o "Acreart", que cheguei a levá-los á televisão, RTP ao programa "Portugal no Coração", que na altura, foi apresentado por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira. Pois participei em novelas, séries e cinema, além de teatro. Porque é nos desafios, e na coragem de mostrar e quebrar preconceitos, que devemos ir.

          Mais uma vez, é neste programa do Bruno Nogueira, que mostra e aposta nestas pessoas, que vale apena conhecer e apoiar.

#tabu

#sic

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/n%C3%A3o-percebo-porque-%C3%A9-que-a-defici%C3%AAncia-tem-de-ser-uma-coisa-s%C3%A9ria-protagonistas-de-tabu-comentam-resultado-final-do-programa/vi-AAUPxJz

#atorrogeriorosa

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

anúncios