Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Gazeta do Repórter

Informar e acompanhar a cultura, desporto e reportagens. Dar voz a quem não a tem e dar destaque a quem merece ser destacado!

Rogério Rosa, o regresso á novela da Sic "Por Ti"

22.04.22 | Rogério Rosa

 

novela Por Ti 5.jpg

Nada para quem é ator, se misturar na figuração e perceber o tipo de conversas, que estes costumam ter. Depois do que foi a grande decepção da minha participação na novela "A Serra", quase um ano depois, estou de volta á Sic e á nova novela "Por Ti". Ontem, 20 de Abril, marquei o regresso ás novelas. Trata-se de uma nova e a mais recente novela a Sic, protagonizada por Filipa Areosa e o Lourenço Ortigão.

Chegados ao ponto de gravações por volta das 8h da manhã, dia chuvoso e que prometia ser desagradável, para além do frio. Eramos poucos de facto! Fomos para a igreja, onde aí iriam ficar as nossas coisas. Junto desta, estava uma carrinha com avançado, onde iria ser o catering; Café, leite, bolos, sandes de ovo mexido, sumos e a complementar com fruta. Permanecemos aí até que Lourenço Ortigão, Filipa Areosa e equipa técnica acabassem de gravar. Alguns desses figurantes, foram falando de apresentadores pouco simpáticos e de trabalhos já feitos em novelas da tvi e, de programas de televisão como "joker" da rtp.

Passados que foram umas 2 horas, chega ao catering Lourenço Ortigão, que suscitou ás figurantes uma vontade de lhe pedir uma foto com ele. No inicio, as conversas sobre as fotos com os atores, que estavam impedidos pelas produções, que aceitassem tirar fotos mesmo com figurantes, algo que eu nunca tinha ouvido. O facto é que eu me antecipei e tirei e depois elas, seguiram o meu exemplo. 

noovela Por Ti-1.jpg

 A hora chegou para se ir gravar. Tratavam-se de cenas com o hotel. Hóspedes a chegarem, outros a partirem e um encontro amoroso entre o casalinho! Eu e uma figurante, ficámos de fora dessas cenas. Depois de ensaiarem e de gravarem essas cenas, todos voltámos para junto do catering, onde iriamos esperar o resto do tempo todo pelo menos, até perto das 17h. 

Durante todo aquele tempo, era necessário conversar, conhecermo-nos e trocando contactos com responsáveis pela figuração na Plural e Valente, malta nova, que entrou e outros que saíram de uma agência para a outra. Depois de tanto se esperar e voltas ao quarterão, finalmente chega a hora do almoço, que se realizou no restaurante do Inatel Costa da Caparica. Era de self-service. Pouco depois chegavam os atores Lourenço Ortigão, Raquel Tavares e Filipa Areosa, entre restantes técnicos, produção e realização. 

Da tarde, acabámos por esperar e... esperar! Houve de facto uma boa socialização, que raramente se encontra entre a figuração.

novela Por Ti-2.jpg

novela Por Ti-4.jpg

Chega a hora do lanche e cada cena gravada, era soblinhada a verde para que se soubsse que estas já estavam feitas e que se iriam passar ás seguintes de outra cor.

Já perto das 19h, fomos chamado para o plateau. Junto de nós, estavam Jorge Corrula e Raquel Tavares. Um assalto estaria para acontecer ou algo do género. Eu, finalmente, escolhido para ser "hóspede" e ser recebido pela "recepcionista", gravou-se 2 vezes. Jorge Corrula e Raquel, ensaiaram, repetiram e gravaram mais 4 vezes. Depois, eu e a"recepcionista", ensaiamos e gravamos mais umas 3 vezes. Nos intervalos as palhaçadas de Corrula e Raquele, eram bem enérgicas e animadas, mas para quem está de fora e não faça parte da equipa, parecem exageradas e sem grande nexo!

Continuo a ver o comportamente de técnicos e alguns atores, que olham os figurantes como algo externo e impessoal, que estão ali para embelezar e coomplementar as cenas, mas que lhes são indiferentes. Não há humildade de reconhecer a importância da figuração no meio artístico e bem acolhida junto de atores e técnicos. Podem passar horas e horas á espera, sem contudo haver uma palavra de apreço, uma palavra de incentivo ou mesmo consideração para quem ali está em horas de seca. Poderiam ter sempre uma palavra sobre o ponto de situação em relação ás gravaçoes, se demoram, atrasos, etc. Um pedido de desculpas, por tanta demora, cairiam bem em qualquer figuração e não apenas o agradecimento final. Todos dependem uns dos outros. Cada projeto, tem necessariamento figuração como complementar aos cenários e no desenrolar da história e por isso, seria tão reconhecido esse esforço, como o profissionalismo de qualquer ator.

Seria da minha parte, humilhante se mostrasse aos atores o meu cartão, que me identifica como ator e não como figurante, mas infelizmente parece que as produtoras de televisão, não me querem reconhecer como tal e se nem como figurante aceitasse, nunca faria novelas ou séries! Podem e devem ir ao google e pesquisarem ator Rogério Rosa, só fazendo o trabalho de casa, podem fazer um bom trabalho de pesquisa e deixarem de ser indiferentes para quem e ATOR!

cartão de ator.jpg

#atorrogeriorosa

#novelaporti

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

anúncios