Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Gazeta do Repórter

Informar e acompanhar a cultura, desporto e reportagens. Dar voz a quem não a tem e dar destaque a quem merece ser destacado!

Serafina/Liberdade, o Papa Francisco e um Olhar de um antigo Peregrino

05.08.23 | Rogério Rosa

bairro da serafina-igreja.jpg

Hoje, dia 4 de Agosto, fica marcado para sempre para a população do Bairro da Liberdade/ Serafina com a visita do Santo Padre, o Papa Francisco.

carlos moedas no bairro da serafina.jpg

Juntou-se muita gente, entre a barafunda e os repórteres das televisões. Estavam todos á espera, que o Papa chegue-se á igreja para o poderem ver. Entretanto, quem chega é o Presidente da República, bem como o Presidente da Camara Municipal de Lisboa Carlos Moedas.

https://youtu.be/Au_ZZcQwtLg

A gritaria não se fez esperar, mal se aperceberam, que o Papa estava já na curva para a igreja. Toda a gente gritava por ele. Nunca se vira no bairro tanto dispositivo policial, nem policias de intervenção no telhado da igreja.

O padre Francisco Crespo, enalteceu a sua obra, o Centro Social e Paroquial de São Vicente de Paulo, obra que começara pelo seu antecessor. Muito fez para culmatar a pobreza no bairro e também alguns testemunhos de utentes, desse mesmo Centro Social.

Este beirro foi escolhido pelo Papa, pela pobreza, pelas fragilidades e pela problemática habitacional. O Presidente Carlos Moedas, afirmou que só está no cargo há 2 anos e sabe que há muito por fazer, embora sendo verdade, mas fazer onde que no bairro por enquanto nada se tem visto, a não ser pobreza, casas sem condições, sem casas de banho, enfim, sem vida condigna dos residentes.

É positivo sem dúvida a vinda do Santo Padre, pela pessoa que é. pelo que representa e pela sua espiritualidade. Homem de coração grande, interceção de Cristo e que tem pela juventude, um carinho enorme. No entanto, para Ele, a igreja é de todos e para todos e não apenas para os jovens. Acho mesmo, que a juventude a que se refere não terá idade!

Todo o seu percurso com algumas quebras protoculares, quis e vai querendo sempre ter proximidade com os jovens, que são o futuro. Abençoando os bebés que lhe são apresentados.

Não há dúvida, que é o maior evento que há memória em lisboa, antecedido da Expo`98. A critica de uns, são o benefício de outros. Este Papa, não se interessa se quem se aproxima dele, se são ateus, católicos, ortodoxos, evangélicos ou jeovás, para Ele, são todos filhos de Deus e são todos precisos. O facto é que ninguém fica indiferente á sua passagem, que arrasta milhões em todo o mundo. Lisboa, tem sido neste momento, o palco do Mundo!

O Papa Franscisco, tem sido o Papa da diferença ideológica da Igreja, homem de convicções, de um humanismo sem igual! Por isso ninguém duvida, que a Fé move montanhas. Muitos fieis, rezam, pela pela saúde, pela paz no mumdo, pela gratidão e pelo fim da guerra! 

Quem como eu, que tive o previlégio de ter visto por 2 vezes o Papa, quer na Avenida da Liberdade, que esteve mesmo á minha frente, quer depois no Bairro da Serafina, que o vi á saída da Igreja do Centro Social e Paroquial de São Vicente de Paulo, o seu olhar era de uma humildade, alegria e tão intenso e tenso, numa paz, que parece um sonho. Vê-lo ao vivo, transmite algo tão inexplicável quando emocionante. Só senti o mesmo, quando fui Peregrino de Jerusalém em Israel. Ao estar na Terra Santa, algo misto de sentimentos nos assola e ao mesmo tempo, parece que não é verdade. Visitar todos os locais sagrados, que se lê na biblia e sermos nós, neste caso, eu lá, era muito bom! Ir ao Monte Sinai, Monte das Oliveiras, Muro das Lamentações, ter sido batizado no Rio Jordão, onde Cristo foi batizado, bem como ir ao Mar Morto e tomar lá banho, acho que não há palavras! Foi uma prenda que Deus me deu!

Esta Jornada Mundial da Juventude, lembra-me quando fui escuteiro e Peregrino, a azáfama, a loucura de querer tudo, ver tudo, entrar em todas as lojas, monumentos, igrejas, etc, é o que hoje, vejo nestes milhares e milhares de jovens!

eu no parque.jpg

jornadas.jpg

palco do Papa.jpg

Não podia falar destas jornadas, sem esquecer que também eu passei por esta loucura, este espirito de aventura!

papa na Avenida.jpg

Esta foto representa tudo para mim, foi quando o Papa passou á minha frente. No seu olhar, senti que era uma verdade absoluta e que a benção, era o mais franco e milagroso!

israel 1.jpg

Éramos 400 peregrinos junto do Monte Tabor em Jerusalém.

batismo no Rio Jordão.jpg

Aqui está o certificado do batismo que fiz no Rio Jordão, mesmo na pedra, onde São João Batista batizou Cristo! Que honra foi!

Na igreja da Natividade em Belém de Judá, o padre Eugénio, saudoso padre, disse a certa altura, que todos nós fomos escolhidos por Deus para ali estarmos, quando ricos não vão, não por ter muito dinheiro, mas porque não foram escolhidos por Deus. Tanto que turistas, nem sequer visitam os sitios mais marcantes da Biblia como os peregrinos.

Peregrino de Jerusalém.jpg

Aqui fica o nosso percurso por Israel e muito ficaria por dizer, tal foi a emoção. Fomos ao Monte das Oliveiras, mas o mais marcante, foi o Muro das Lamentações. Inacreditável todo aquele movimento e devoção de tantos rabinos, de tanta gente!

Mas, hoje, é do Papa Francisco em Lisboa e Fátima. Um homem, que é do povo e devoto do mesmo, nunca se afasta do seu rebanho, que é o povo!

Não há dúvida, que com a sua avançada idade, cansado, embora finja não estar, mas nunca desiste, nunca se afasta e continua de sorriso nos lábios e que não se cansa de abençoar toda a gente em todas as ruas e avenidas por quem passa por ele!

É sem dúvida um Papa de todos e inclusivo. Segundo o Papa, a igreja é de todos e repete o TODOS por 3 vezes para que não haja dúvida!

É o primeiro Papa jesuíta e por tal, a sua missão em Lisboa é também ir ao Colégio de São João de Brito, a sua Congregação de Jesuítas! Depois irá para o Parque Tejo para uma vigilia com os milhares de jovens que o esperam. Domingo o Santo Padre despede-se de todos os milhares de peregrinos e voluntários e regressa a Roma, finalizando a sua enorme missão em Portugal - Lisboa!

OBRIGADO PAPA FRANCISCO POR TODA A SUA MILAGROSA MISSÃO!

Desejo do coração que a vinda de Sua Santidade, que tenha deixado uma paz de espirito, uma maior tranquilidade e que tenhamos mais sorte, saúde, amor uns pelos outros e que famílias desavindas, se reconciliem e que haja paz, união e Fé!

#papafrancisco

#rogeriorosaabençoado

 

 

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

anúncios