Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Gazeta do Repórter

Informar e acompanhar a cultura, desporto e reportagens. Dar voz a quem não a tem e dar destaque a quem merece ser destacado!

Último Adeus ao Chefe Lopes do 51-Santa Engrácia-Cne.

29.08.21 | Rogério Rosa

escuteiro 4.jpg

Em 2002 entrei para o agrupamento 51 de Santa Engrácia. Fui colocado na 1ª. Secção-Lobitos. Nessa secção, além das chefes e sub-chefes, estava o enorme Chefe António Lopes. Homem respeitável, sociável e de uma enorme generosidade. Partilhava como ninguém, as suas histórias de muitos e muitos anos de escutísmo.

escutismo 1.jpg

O Chefe Lopes, o que mais adorava, era ver as crianças felizes e mantinha-as ocupadas com tarefas, que muito gostava de partilhar o seu saber com as crianças e, orientá-las nos jogos ao ar livre!

escutismo 3.jpg

Num de vários acantonamentos na sua companhia, em Oeiras, o Chefe Lopes á chegada, quis que eu colocasse o lenço e tirasse uma foto com ele, já que eu não tinha nenhum ainda. Era um lenço que ele guardava com muita estima e por isso, fez questão de ele mesmo ser o fotógrafo. Ficou contente e percebi que o seu olhar era diferente!

escutismo 2.jpg

O meu querido e muito estimado Chefe Lopes, tinha uma enorme dedicação ao escutísmo de muitos anos, apoiava e acompanhava todas as passagens dos seus lobitos, nas suas passagens de secção para secção, até atingírem a chefia.

Era um verdadeiro conselheiro, um ombro amigo! Depressa se apercebeu, que me estavam a tratar com indiferença. Sejam as secções, sejam os respetivos chefes. O Chefe Lopes, incentivou-me a ficar, a não dar importância e a seguir em frente. Em idas ao café, quer nos acantonamentos e ou acampamentos, os seus conselhos e as suas histórias, amorteciam a minha angústia e uma certa tristeza da forma como todos os outros me ignoravam. Não era esse o espirito de BP, que pelo contrário, era de "aceitar todos e tratar todos por igual". Ainda assim, acabei por abandonar o agrupamento, mas não o que sentia pelo Chefe Lopes!

Hoje, Domingo, 29 de Agosto de 2021, um ano em que tanto tem acontecido de mal e em que o escutísmo, nomeadamnento o Agrupamento 51 de Santa Engrácia, fica mais pobre, pela partida para o acampamento eterno do enorme Chefe António Lopes!

Só tenho uma palavra para si Chefe, OBRIGADO!

#atorrogeriorosa

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

anúncios